Guia completo de como montar o fluxo de caixa para sua empresa.
Aprenda a realizar um fluxo de caixa eficiente e entenda qual sua importância para o crescimento dos lucros
Elaborar um fluxo de caixa para sua empresa é uma parte fundamental da gestão financeira, pois permite acompanhar e projetar a entrada e saída de dinheiro ao longo do tempo. Aqui estão os passos básicos para criar um fluxo de caixa para sua empresa:
1. Entenda os componentes do Fluxo de Caixa
- Receitas: Todo o dinheiro que entra na empresa (vendas, serviços, rendimentos de investimentos, etc.).
- Custos/Despesas: Todo o dinheiro que sai da empresa (custos operacionais, salários, impostos, despesas com fornecedores, etc.).
- Saldo Inicial: O dinheiro disponível no início do período.
É essencial identificar todo o fluxo da movimentação financeira da sua empresa. Saber o quanto entrou e qual o canal está apresentando uma rentabilidade maior, vai permitir uma gestão mais assertiva proporcionando realizar um investimento em algo que realmente vai gerar mais lucro. Da mesma forma, saber onde está gastando o dinheiro é fundamental para identificar gargalos e buscar soluções mais completas.
2. Escolha um período de tempo
Defina se o fluxo de caixa será diário, semanal, mensal ou anual, dependendo da sua necessidade de controle e natureza do seu negócio. Caso você não tenha nada estruturado, sugerimos que comece elaborando um fluxo mensal, porém os registros precisam ser diários.
3. Liste todas as fontes de receitas
- Vendas de produtos
- Prestação de serviços
- Rendimentos de investimentos
- Outras fontes de receita
É interessante fazer uma lista considerando os serviços prestados e produtos comercializados, e registrar a venda no fluxo de caixa considerando os tipos de receita, dessa forma, é possível avaliar o que mais tem rentabilidade para empresa.
4. Liste todos os gastos por categorias
- Despesas fixas (aluguel, salários, seguros)
- Custos variáveis (matérias-primas, fornecedores, comissão de vendas)
- Despesas não recorrentes (reparos, compras de equipamentos)
- Impostos e taxas
Assim como no registro das receitas, os gastos precisam ser categorizados. Isto porque, possibilita a analise vertical e horizontal de cada gasto realizado para manutenção da empresa.
5. Registre o saldo inicial
Anote o valor em caixa no início do período que está sendo analisado. Esse registro é fundamental para acompanhar o resultado final do período, também facilita no controle e conciliação bancária.
6. Monitore e atualize regularmente
- Anote as entradas e saídas conforme elas ocorrem.
- Compare o saldo atual com o saldo projetado para identificar discrepâncias.
Uma sugestão é separa um período do seu dia para fazer o registro da movimentação de forma cautelosa e organizada, para não perder nenhuma informação.
7. Use ferramentas de estão financeira
Pode ser útil utilizar planilhas (como Excel ou Google Sheets) ou software (sistema financeiro, como Bom Controle, Nibo, Conta Azul) para facilitar a gestão e automatizar cálculos.
Outra questão muito importante, já mencionada pelos nossos especialistas em outros artigos, é a separação da conta da pessoa física da conta bancária da pessoa jurídica. Os registros precisam ser distintos para que a movimentação seja realizada de forma correta e que demonstre um resultado real da situação da empresa. Se você ainda não tem uma conta bancária para sua empresa, orientamos que seja feita imediatamente. Busque bancos digitais que estão em alta e são gratuitos, como por exemplo o Banco Cora que você consegue abrir a conta em 1 dia.
Exemplo de Fluxo de Caixa mensal
Sistemas financeiros são excelentes para otimizar e registrar de forma correta todas as informações, porém, é necessário um investimento que conforme a estrutura da empresa é indispensável. Entretanto, uma planilha de Excel bem estruturada que forneça informações de fácil análise, já é o suficiente.
Dicas adicionais
- Projeção de Fluxo de Caixa: Faça previsões para os próximos meses com base em históricos de vendas e despesas.
- Reservas de Emergência: Mantenha uma reserva financeira para lidar com imprevistos.
- Revisão Regular: Revise o fluxo de caixa regularmente para ajustar previsões e planejar melhor.
- Salário do Sócio: Defina um salário fixo de pró-labore e quando for o momento distribua os lucros.
Manter um fluxo de caixa atualizado ajuda a tomar decisões mais precisas sobre gastos, investimentos e necessidades de financiamento.
Se você precisar de auxílio, na Resicon Contabilidade você vai poder contar com uma equipe especializada que preza pelo bem-estar financeiro da sua empresa.
Se ficou interessado e quer saber mais como o nosso trabalho funciona, basta entrar em contato conosco e agendar uma conversa para melhor atendermos a você. Nosso escritório contábil fica localizado em Porto Alegre/RS, e será um prazer em receber você aqui com todo o conforto que podemos oferecer aos nossos clientes. Também, nossos processos são digitais e otimizados, proporcionando um atendimento a todo o Brasil, e claro, com aquele calor humano que é essencial para firmar nossas parcerias.
Entre em contato:
☎ Telefone (51) 3398-5542
📱 WhatsApp (51) 9 9898-8360
📧 E-mail: contato@resicontabilidade.com.br