Compartilhe:

Conheça os 10 tipos de infoprodutos para começar seu negócio online, seja criando ou vendendo produtos digitais.

Primeiramente é importante saber o que são infoprodutos?

Conhecidos como infoprodutos, ou produtos digitais, trata-se de conteúdos distribuídos na internet, como ebooks, videoaulas, podcasts e outros. Eles representam uma nova etapa na economia criativa, pois possibilita a democratização do conhecimento, permitindo que mais pessoas transformem as suas habilidades em formas de gerar um negócio.

O infoproduto é um tipo de conteúdo em formato digital que pode ser comercializado por meio da internet. O mercado do infoprodutos pode abranger uma região imensa, atingindo pessoas até mesmo fora do país. Você vai precisar ter um computador, um tablet ou um smartphone, uma boa ideia de conteúdo que alcance seu público-alvo e vontade de ensinar.

Então, devido a expansão da tecnologia digital e a facilidade de distribuição pela internet o segmento está em expansão constante, pois, as pessoas estão sempre conectadas e com muitas tarefas no seu dia a dia. Com isso, buscam adquirir conhecimento através de infoprodutos que possibilitam o seu consumo, por exemplo, durante seu caminho para o trabalho, no horário de almoço, fazendo exercícios, entre outros.

Conheça agora os 10 infoprodutos que você pode criar e vender na internet

1. Ebook

Ebook é um livro digital ou livro eletrônico, uma versão digitalizada de um livro convencional que pode ser lido em dispositivos eletrônicos, tais como, computadores, tablets, smartphones ou leitores de eBooks dedicados. Os ebooks podem conter diversos tipos de conteúdo desde textos simples até imagens, gráficos e até mesmo elementos interativos.

Com um simples editor de textos, é possível escrever seu eBook e, em seguida, salvá-lo em PDF ou ePub, que são os formatos mais comuns para serem postados.

O eBook, tem como principais benefícios a entrega instantânea ao cliente, possibilidade de download, acesso ao material a partir de qualquer dispositivo, após baixá-lo não precisa de acesso a internet para realizar a leitura, e claro, sem contar com os benefícios fiscais.

É um dos infoprodutos mais vendidos.

2. Videoaula

A produção de vídeos demanda mais dedicação, entretanto quando envolve pessoas faz mais sucesso e podem trazer mais qualidade ao seu conteúdo online.

É uma excelente ideia para demonstrar seu material, pois, as videoaulas aproximam o professor de seu aluno: por exemplo, aulas de culinária. A aprendizagem fica mais fácil quando há acesso aos elementos visuais. Sem falar da acessibilidade, onde o conteúdo pode atender mais pessoas.

A criação de vídeos precisa ser bem estruturada preparando um ambiente adequado conforme o tema escolhido. Utilizando até mesmo um celular com boa captação de imagem, você já pode começar a gravar suas videoaulas. Caso seu equipamento não tenha uma boa qualidade de imagem, não se preocupe, hoje existe a possibilidade de alugar equipamentos ou até contratar um profissional para realizar a filmagem e edição.

3. Screencasts

Screencasts são a forma mais rápida e fácil de se criar um vídeo. é uma gravação digital de uma tela de computador ou dispositivo eletrônico, frequentemente acompanhada por narração de áudio ou comentários. Ele é usado para criar tutoriais, projeções, apresentações ou vídeos instrutivos

Para criar um screencast, é necessário um software de gravação de tela que capture as ações na tela e, muitas vezes, também permita a gravação de áudio, seja uma narração explicativa, música de fundo ou outras formas de comentário.

Como as videoaulas, é fundamental ter um microfone de qualidade para fazer a captação de som sem ruídos ou volume inadequados, também para se tornar mais interessante incluir trilha sonora para deixar o tutorial mais dinâmico e menos cansativo, por exemplo.

4. Podcast

Um podcast é um formato de mídia digital que consiste em episódios de áudio , ou, em alguns casos, de vídeo, que abordam diversos temas e são disponibilizados online para audição ou visualização sob demanda. O nome “podcast” é uma combinação de “iPod”, o dispositivo de reprodução de áudio da Apple, e “broadcast”, que se refere à transmissão de conteúdo em rádio ou televisão.

Os podcasts se tornaram uma forma popular de informação extra e entretenimento, abrangendo uma ampla gama de tópicos, como notícias, educação, entrevistas, comédia, tecnologia, cultura pop, história, saúde, ciência e muito mais.

Os softwares ou serviços online que você pode utilizar para criar sua mídia digital são, Spotify, Zoom, Google Meet etc.

5. Videocast

Videocast, também conhecido como vodcast ou videocast, é um termo usado para descrever um formato de mídia digital que envolve a transmissão de vídeos pela internet. É semelhante a um podcast, mas em vez de ser apenas áudio, um video cast é um programa ou conteúdo em vídeo que é distribuído online através de feeds de RSS, plataformas de streaming ou sites.

É uma opção cada vez mais popular no YouTube, possui dezenas de canais que investem nesse formato.

6. Audiobook

Os audiolivros, também conhecidos como livros em áudio, são versões de livros que foram gravados em formato de áudio, permitindo que os ouvintes desfrutem do conteúdo da obra por meio da audição, em vez da leitura tradicional. Em outras palavras, um audiolivro é uma gravação de alguém lendo o texto de um livro em voz alta, muitas vezes acompanhado por efeitos sonoros ou música de fundo para melhorar a experiência.

Audiolivros são populares por diversas razões:

1-      Acessibilidade: Eles são uma opção para pessoas que têm dificuldade em ler.

2-      Multitarefa: Audiolivros permitem que as pessoas “leiam” enquanto realizam outras atividades.

3-      Comodidade: É possível carregar vários audiolivros em um dispositivo, tornando-os facilmente portáteis.

4-      Variedade de Narradores: Alguns audiolivros são narrados pelos próprios autores, enquanto outros contam com narradores profissionais que podem adicionar entonações e emoções à história.

5-      Entretenimento: Audiolivros podem adicionar uma dimensão adicional à experiência de contar histórias, com narradores habilidosos capazes de dar vida aos personagens e ao enredo.

Assim como os podcasts, os audiolivros têm se tornado cada vez mais populares, impulsionados pelo avanço da tecnologia e pela conveniência que oferecem.

É um dos infoprodutos mais vendidos.

7. Curso online

Um dos principais formatos de infoprodutos e mais aceito pelas pessoas, é o curso online, que permite que os alunos aprendam sobre diversos temas, adquiram habilidades específicas e obtenham certificações, tudo de forma virtual, ou seja, alternativa flexível que permiti que os estudantes acessem o conteúdo a qualquer momento e em qualquer lugar,

As plataformas geralmente incluem materiais de estudo, como vídeos, textos, questionários e exercícios interativos. Além disso, muitos cursos oferecem canais para discussão, onde os alunos podem interagir com instrutores e colegas, facilitando a troca de ideias e o esclarecimento de dúvidas.

É um dos infoprodutos mais vendidos.

8. Webinar

Um webinar é um seminário realizado pela internet, que combina as palavras em inglês “web” (rede) e “seminar” (seminário). É uma forma de conferência, workshop, apresentação ou palestra que ocorre online, permitindo que o palestrante compartilhe informações com um público virtual. Geralmente, os webinars são ao vivo, mas também podem ser gravados e disponibilizados posteriormente para visualização sob demanda.

O Webinar tem a facilidade de ser produzido por ser completamente digital, nesse caso, não há necessidade de grande estrutura como um evento presencial e não há limite de público.

9. Infográficos

Infográficos são representações visuais de informações ou dados complexos, específicos para facilitar a compreensão e a comunicação dessas informações de maneira mais clara e atraente. Eles selecionam elementos gráficos, como gráficos, ícones, ilustrações e textos concisos, para transmitir conceitos, estatísticas, processos ou qualquer tipo de conteúdo que possa ser mais facilmente compreendido por meio de uma representação visual.

A principal vantagem dos infográficos é a capacidade de sintetizar informações complexas e volumosas em uma forma visualmente agradável e fácil de entender. É um dos infoprodutos mais vendidos.

10. Templates

Templates, em termos gerais, são modelos ou moldes que servem como estruturas pré-definidas para criar algo. Eles são amplamente utilizados em diversos contextos, desde design gráfico até programação e comunicação. Eles facilitam a vida das pessoas pois são modelos pré-elaborados que podem ser editados e personalizados, permitindo a construção de um outro modelo a partir do original. É muito utilizado para realizar posts nas redes sociais.

Este mercado está em ascensão e existem muitas oportunidades para aqueles que querem iniciar um negócio de sucesso, então, está esperando o que para começar seu negócio digital?

Se precisar de ajuda para iniciar a sua empresa, entre em contato conosco, nós podemos te ajudar!